«

Set 17

Três centenas de atletas participaram no II Trail Santana Madeira Biosfera

Manuel Faria (ACD Jardim da Serra) e Ester Alves (Desnível Positivo – Sport Zone) vencedores absolutos da prova principal – TSMB 32KM /1550m D+

A Reserva da Biosfera da UNESCO de Santana viveu, no passado fim-de-semana, um dos seus maiores eventos desportivos, cujo palco foi o ambiente natural deste concelho do norte da Madeira.

DSC_0008

A organização do Clube Aventura da Madeira disponibilizou três distâncias, constituindo três provas que abrangiam os diferentes níveis de preparação dos participantes interessados. O Trail Santana Madeira Biosfera foi a prova principal, com 32km de extensão e 1550m de desnível positivo acumulado. Seguiu-se em dificuldade o Trail Santana Rural com 19km e 850m D+ e para a iniciação e lazer o Mini Trail/Passeio com uma distância de 11km e 300m D+.

Às 9h00 partiram do centro de Santana 239 atletas para as distâncias de 32km e 19km. O percurso inicial era comum até às Queimadas, zona onde se separavam, indo a prova mais longa pela levada do Caldeirão Verde até ao Vale da Lapa, subida até aos 1700 metros de altitude no Pico Ruivo e descida para a Achada do Teixeira e regresso às Queimadas para continuar até ao Pico das Pedras, onde partiu o Mini Trail/Passeio com mais 71 participantes num percurso comum às três distâncias. Com a meta instalada em frente ao edifício sede do concelho, os participantes passavam pelos sítios da Venda Nova, Lombo Galego, Cova da Roda, Atalho, entrando na área urbana já no final da prova.

MANUEL FARIA 1.º 32KM

As condições climatéricas aumentaram a dificuldade do percurso, com alguns momentos de chuva a tornar todo o piso mais escorregadio, motivando algumas quedas, sem consequências de maior, registando-se uma única desistência entre os 310 entusiastas do trail running que partiram.

Manuel Faria (ACD Jardim da Serra), Luís Fernandes (Ludens Clube de Machico), Sérgio Dias (Endurance Solutions) e Ricardo Gouveia (Individual) animaram a competição na fase inicial dos 32km, onde as subidas foram uma constante, com um total de 1300 metros de desnível positivo acumulado. Ricardo Gouveia líder na zona do Pico Ruivo viria a perder na descida para Manuel Faria, que acabou por vencer com o tempo de 2:55:24, com uma curta vantagem de 11 segundos para Luis Fernandes, 2.º classificado. Na terceira posição chegou o continental Sérgio Dias com o tempo de 3:07:54, que bateu Ricardo Gouveia, 4.º classificado. De referir, que ambos fizeram a sua estreia no Trail Running, sendo atletas de destaque nacional em outras modalidades como o Duatlo e oTriatlo.

Na competição feminina dos 32km, a atleta nortenha Ester Alves (Desnível Positivo – Sport Zone) venceu categoricamente, com o tempo 3:20:02, 9.º da geral absoluta. Luísa Viveiros (Clube Aventura da Madeira) foi a primeira atleta madeirense, 2.ª na geral feminina com o tempo de 4:11:25, seguida de Alice Sousa (Monumental Fitness Club) na terceira posição com 4:33:13.

_MG_0212

Nas restantes distâncias destaque para os vencedores da TSR 19Km, com uma vitória folgada de Leonardo Diogo (Clube de Montanha do Funchal), com o tempo de 1:25:47, seguido de Alberto Rodrigues (Casa Bimota) com 1:30:59 e Marco Silva (Clube Aventura da Madeira/Trizone) com o tempo de 1:31:59. A competição feminina nos 19km teve a vitória de Sónia Santos (Clube Aventura da Madeira) com o tempo de 1:49:04, em segundo Anita Roque (AmigosduCalhau) com 1:54:51 e em terceiro Fabiana Gonçalves (Óptica da Sé) com 1:58:02.

O Mini Trail com 11km teve como vencedor Luís Mendes (CDES), com  o tempo de 00:49:21, seguido por Eduardo Macedo (ACDSJ) com 00:52:01 e Ruben Sousa (Casa Bimota) em terceiro, com o tempo de 00:52:06. A competição feminina teve no pódio Fatima Vieira com 1:04:23 no primeiro lugar, Carla Freitas em segundo com 1:09:22 e Luísa Ramos (Casa Bimota) em terceiro, com 1:15:36.

Ao nível coletivo, o Ludens Clube de Machico foi o grande vencedor, seguido do Clube de Montanha do Funchal em segundo e a ACD Jardim da Serra em terceiro.

Os últimos atletas a cruzar a linha de chegada fizeram 6:57:55, participando nos 32km, chegando a escassos minutos do tempo limite fixado nas 7h.

_MG_9951

No encerramento do evento, com presença de diversas entidades públicas do Município de Santana, Direção Regional de Juventude e Desporto, Parque Natural da Madeira e representantes dos patrocinadores, foram distinguidos os primeiros três atletas de cada escalão e categoria e classificação absoluta nas três distâncias, e coletiva do evento principal.

De registar que a organização colocou 11 postos de controlo ao longo do percurso, três abastecimentos líquidos e dois com alimentos sólidos, e situou elementos em diversas passagens para segurança dos atletas e no secretariado, envolvendo cerca de 60 colaboradores.

_MG_0871

O II Trail Santana Madeira Biosfera contou com os apoios do Município de Santana, Empresa Municipal Terra Cidade, Parque Natural da Madeira, Direção Regional de Florestas, Madeira Rural e Madeira Outdoor, Zon Madeira, Trizone, Serviços Médicos de Urgência, Projeto Life Eco Compatível, AORAM, SPEA, Printcolor, Restaurante Jardim das Flores e Associação da Madeira de Desporto Para Todos.

RESULTADOS FINAIS

apoiosHorizontal-e1377681214334