«

»

Set 04

Trail Santana Madeira Biosfera 2012 – Balanço Final

Sidónio Freitas e Isabel Fagundes vencem prova principal com 32km

139 Atletas partiram à descoberta da Reserva da Biosfera!

RESULTADOS

A primeira edição do Trail Santana Madeira Biosfera decorreu no passado Domingo, com a participação de 139 entusiastas do Trail Running. A organização do Clube Aventura da Madeira disponibilizou três percursos, o Trail Santana Madeira Biosfera com 32km e 1550 metros de desnível positivo, o Trail Santana Rural com 19km e 850 metros de desnível e o Mini Trail/Passeio com 11km e 300 metros de desnível.

As duas provas mais longas, o TSMB 32Km com 76 participantes e o TSR 19Km com 38 participantes, tiveram início às 9h00, junto à Câmara Municipal de Santana e seguiram em direção às Queimadas por caminhos florestais. Nesta área, os atletas tiveram o primeiro abastecimento liquido, e dividiram-se consoante o percurso. Os atletas do TSMB 32Km foram em direcção ao Vale da Lapa, subiram para a vereda de acesso ao Pico Ruivo, desceram para a Achada do Teixeira, local onde estava o segundo abastecimento, e regresso às Queimadas. A partir das Queimadas juntavam-se ambas as corridas, que seguiam para o Pico das Pedras, onde partiram os 25 participantes do Mini Trail/Passeio, para um percurso único para os 139 atletas em prova, passando pela Venda Nova, Lombo Galego, Cova da Roda (último abastecimento), Terras do Silva, Atalho, Lamaceiros e regresso ao centro, para cortar a meta junto à Câmara Municipal de Santana.

Sem grandes percalços terminaram 138 atletas, registando-se uma única desistência.

A organização utilizou cronometragem eletrónica, cada atleta registou os seus tempos nos diversos postos de controlo e na chegada obtendo os seus resultados parciais e finais logo à chegada.

Todo o percurso foi balizado com sinalização específica, tendo a organização estabelecido 11 postos de controlo intermédio com registo de tempo, três postos de abastecimento com líquidos e alimentação sólida, controlo de chegada, um secretariado permanente, envolvendo 40 voluntários no total.

Na prova principal, o TSMB 32KM, três favoritos à partida garantiam uma disputa apertada pelos lugares do pódio. Na primeira fase da prova, do centro de Santana (420 metros de altitude) até às Queimadas (900 metros de altitude) e subida até à vereda de acesso ao Pico Ruivo (1700 metros), Leonardo Diogo (Clube Aventura da Madeira) liderou. Na descida de regresso às Queimadas, Luís Fernandes (Ludens Clube de Machico) passou para a frente da corrida, seguindo até à Venda Nova na frente, altura em que Sidónio Freitas atacou e chegou à liderança da prova na Cova da Roda. A partir deste controlo, o atleta do Clube de Montanha do Funchal manteve a posição até à meta, registando o seu nome como grande vencedor do I Trail Santana Madeira Biosfera 32km, com o tempo de 3:02:01. Na segunda posição, chegou Leonardo Diogo com o tempo de 3:06:09 e em terceiro classificou-se Luís Fernandes com 3:09:14.

Nos femininos, Isabel Fagundes (Clube Aventura da Madeira) dominou a competição, finalizando com 4:48:04. Na segunda posição terminou Nadia Meroni (Clube Aventura da Madeira) com 5:14:01 e em terceira, Sónia Mendonça (Individual) com o tempo de 5:54:56.

No Trail Santana Rural 19km existiu muita disputa nos três primeiros lugares, com Remígio Rodrigues (Amigos do Calhau) a ganhar ascendente após os primeiros dois quilómetros e nunca mais perder a liderança até final, concluindo com 1:38:50. Na segunda posição classificou-se Miguel Mendes (CDES) com 1:39:40 e em terceiro ficou Nuno Silva (CAF) 1:40:10.

Na competição feminina, Anita Roque (Amigos do Calhau) venceu com 1:58:01, em segundo foi Celestina Granel (Individual) com 1:59:14 e em terceiro classificou-se Lúcia Franco (Individual) com 2:02:01.

Na prova mais curta, o Mini Trail/Passeio, na classificação geral masculina, venceu Álvaro Sousa com 1:04:27, seguido de Luís Rodrigues com 1:11:48 e em terceiro Fábio Pestana com 1:11:56. Nos femininos, Liliana Freitas foi primeira com 1:09:52, em segundo classificou-se Ana Sousa com 1:23:49 e em terceiro Ana Abreu (CP Telecom) com 1:28:24.

O Trail Running ganha adeptos e foram muitos os atletas conhecidos de outras modalidades que participaram, alguns pela primeira vez, com destaque para João Rodrigues, atleta olímpico do Windsurf que correu os 19km do Trail Santana Rural e Roberto Lúcio, Triatleta de longas distâncias que fez a prova dos 32km.

O evento finalizou com a distinção dos vencedores por escalão e da geral por categoria e percurso, numa cerimónia que contou com a presença das entidades Municipais, Presidente e Vice-Presidente da Autarquia de Santana e Presidente da Empresa Municipal Terra Cidade.