Regulamento

REGULAMENTO

 1. Organização

O II Trail Santana Madeira Biosfera é organizado pelo Clube Aventura da Madeira com o apoio da Câmara Municipal de Santana. Está programado para o dia 15 de setembro de 2013 e contará com três percursos, TSMB – Trail Santana Madeira Biosfera (32Km 1550m D+), TSR – Trail Santana Rural (19Km 850m D+) e MT – Mini Trail (11Km 300m D+). Os três percursos são pontuáveis para o Circuito de Trail Running Madeira 2013.

 

2.  Competitividade e Respeito pelo Ambiente

O II Trail Santana Madeira Biosfera é realizado em absoluto respeito pelo meio ambiente. Serão desclassificados os participantes que exerçam comportamento de desrespeito pela natureza.

 

3. Requisitos para Participação

- Ter 18 anos até à realização da prova.

- Conhecer e aceitar as condições do presente regulamento.

- Efetuar corretamente a inscrição e o respetivo pagamento.

- Uma vez que não haverá corte de tráfego rodoviário, os participantes devem cumprir com as regras de trânsito em estradas de uso público, assim como é obrigatório respeitar as áreas cultivadas e propriedade privada em geral. Os participantes serão responsáveis por quaisquer danos que provoquem a terceiros e eventuais indemnizações daí resultantes.

- Os participantes devem estar conscientes da distância e das particularidades da prova e estarem suficientemente treinados para isso.

- Terem adquirido, antes da prova, uma real capacidade de auto-suficiência, que permita a gestão dos problemas induzidos por este tipo de prova, nomeadamente condições climatéricas adversas (noite, vento, frio, nevoeiro, chuva ou neve).

- Os participantes terão de saber enfrentar problemas físicos e mentais resultantes de fadiga extrema, problemas digestivos, articulares e dores musculares, entre outros.

- Ter a consciência de que não é papel da organização ajudar um participante a ultrapassar estes problemas e que tal depende principalmente da sua capacidade em adaptar-se às situações problemáticas decorrentes deste tipo de evento.

- Entregar o termo de responsabilidade devidamente preenchido.

 

4. Termo de Responsabilidade

Os participantes inscritos nas provas do II Trail Santana Madeira Biosfera terão de preencher, assinar e entregar um termo de responsabilidade, onde declaram participar voluntariamente e sob a sua própria responsabilidade na competição, não podendo reclamar com a organização, autoridades, colaboradores, patrocinadores e outros participantes qualquer responsabilidade com os mesmos e seus herdeiros, para além da cobertura do seguro de acidentes pessoais que cobre os participantes no evento.

 

5. Escalões e Categorias

- Seniores Masculinos M-SEN (18 a 39 anos)

- Veteranos Masculinos M-40 (40 a 49 anos)

- Veteranos Masculinos M-50 (50 a 59 anos)

- Veteranos Masculinos M-60 (60 ou mais anos)

- Seniores Femininos F-SEN (18 a 39 anos)

- Veteranos Femininos F-40 40 a 49 anos)

- Veteranos Femininos F- 50 (50 ou mais anos)

Para efeitos de definição do escalão de competição, as idades estabelecidas são as que os participantes têm a 1 de janeiro do ano a que diz respeito a competição.

Caso não exista o mínimo de 6 participantes por escalão, a organização poderá agrupar os atletas inscritos nesse escalão no imediatamente superior, quando possível.

 

6. Inscrições

As inscrições online poderão ser efetuadas até dia 25 de agosto de 2013, preenchendo o formulário disponível na página do evento que poderá ser consultada a partir de www.camadeira.com. Entre os dias 26 de agosto e 1 de setembro a organização aceitará inscrições, com agravamento da taxa de inscrição e sem garantia de entrega da lembrança do evento.

A partir de 2 de setembro, as inscrições estão condicionadas e dependentes da aceitação prévia da organização e tem um agravamento de 100% relativamente às taxas praticadas no primeiro período de inscrições.

Por motivos logísticos a organização limita a 400 o número total de participantes no conjunto das distâncias em prova, exceto existam condições logísticas para ultrapassar o número fixado.

A aceitação de inscrições extra as definições acima divulgadas é da inteira responsabilidade da organização.

A confirmação da inscrição é feita contra o pagamento da respetiva taxa, até dia 25 de agosto de 2013, que preferencialmente deverá ser feito através de transferência bancária. Os comprovativos deverão ser enviados para o e-mail trailcamadeira@gmail.com. Outras formas de pagamento deverão ser acordadas com a organização mediante contato para e-mail da organização ou para o contato móvel: 963531098

Dados para Transferência Bancária:

CAMadeira – Clube Aventura da Madeira,

Banco Millennium BCP

NIB: 003300000004833716327

A inscrição no evento pressupõe a aceitação de todas as regras estabelecidas pela organização, em regulamento e em outras indicações adicionais fornecidas até à sua integral realização.

A inscrição será aceite por ordem de registo online e respetivo pagamento da taxa. Os inscritos devem consultar as listas de inscritos divulgadas semanalmente na página do evento.

Existe a possibilidade de entrega da inscrição em papel, com todos os dados solicitados na inscrição online. Esta possibilidade só está disponível até ao final do primeiro prazo de inscrições, dia 25 de agosto de 2013, em local a anunciar pela organização, desde que os interessados entreguem junto com a inscrição o termo de responsabilidade e o respetivo pagamento.

Os dados fornecidos na inscrição são da responsabilidade do participante e são os referenciados para efeitos de seguro.

Em caso de condições climatéricas adversas que impeçam a realização parcial ou total do percurso, no próprio dia do evento, o valor pago pelas inscrições não será devolvido.

Os participantes que tenham SI-Card (Chip) próprio podem utilizá-lo nesta prova, indicando para isso o número do mesmo, aquando da sua inscrição.

 

7.  Taxas de Inscrição

Até 25 de agosto de 2013

TSMB 32Km – 13 Euros

TSR 19Km – 11 Euros

MT 11Km - 7 Euros

Os atletas que participem nas provas TSMB 32Km e TSR 19Km e que tenham chip de controlo eletrónico (Sport-ident) e que se inscrevam até 25 de agosto de 2013, têm desconto de 1 Euro – Taxas com desconto – TSMB 32Km = 12 EUR, TSR 19Km = 10 EUR).

Atletas do Clube Aventura da Madeira que sejam federados no ano 2013 em alguma modalidade de corrida (Atletismo, Orientação, Triatlo ou Trail Running), têm um desconto imediato, se a taxa de inscrição for paga até 25 de agosto de 2013. Os valores, com ou sem chip, são os seguintes: TSMB 32Km = 10 EUR, TSR 19Km = 8 EUR e MT 11 Km = 5 EUR. Depois da data mencionada os valores são os que estão em vigor para todos os interessados.

 

De 26 de agosto a 1 de setembro de 2013

TSMB 32Km – 18 Euros

TSR 19Km – 16 Euros

MT 11Km - 12 Euros

As taxas a partir de 2 de setembro só podem ser pagas após aceitação prévia da organização e com agravamento de 100% (TSMB 32Km = 26 EUR, TSR 19Km = 22 EUR e MT 11Km = 14 EUR)

O valor de inscrição inclui seguro de acidentes pessoaisabastecimentos e certificado de participação.

No caso de desistência de inscrições confirmadas, a devolução da taxa de inscrição pela organização depende da data de comunicação da desistência e será efetuada de acordo com o seguinte:

Até dia 25 de agosto – devolução do valor total da taxa de inscrição

Entre 26 de agosto e 1 de setembro – devolução de apenas 50% da taxa de inscrição

Entre 2 e 15 de setembro – não há devolução da taxa de inscrição

 

8.  Cronometragem

Os participantes das provas TSMB 32Km e TSR 19Km são responsáveis pela cronometragem da sua prova, através do sistema de controlo eletrónico Sport-ident. Todos os atletas serão portadores de um chip que deverão introduzir num sistema de controlo, nos diversos postos de controlo e na estação Finish que determina o tempo final da prova. A perda de chip implica a desclassificação. Quem não possuir SI Card (chip), receberá um por parte da organização e a perda do mesmo implica o pagamento de 30 euros.

A cronometragem dos participantes no MT 11Km será definida pela organização, sem encargos extra para os participantes.

 

10. Sistema de Controlo e Pontos de Passagem

Cada ponto de passagem (controlo) estará assinalado no terreno com uma estaca, informação sobre o percurso e uma estação eletrónica onde o participante deve introduzir o chip. Para finalizar a prova o participante tem de introduzir o chip na estação Finish.

O uso do peitoral, que será fornecido pela organização, é obrigatório durante todo o tempo em que o participante está em prova.

 

11. Partida

O relógio inicia a contagem no momento estabelecido, com ou sem a presença dos participantes. Os atletas que não estiverem presentes até à hora estabelecida para a partida, serão automaticamente desclassificados. Antes de partir, o atleta deverá limpar a memória do chip introduzindo-o na estação Clear até que a mesma dê um sinal sonoro, depois fará o mesmo procedimento na estação Check.

 

12. Tempos Limite nos Controlos de Passagem

Os participantes que ultrapassem as horas de passagem nas respetivas distâncias (a publicar oportunamente) deverão retirar-se da prova e serão automaticamente desclassificados. A organização não garante assistência para além dos horários de passagem estabelecidos e dos tempos limite de conclusão da prova.

A organização retirará da prova qualquer participante se o seu tempo na corrida exceda os tempos de passagem, ou se o seu estado de saúde assim recomendar. O corredor que se retirar por sua iniciativa deverá avisar a organização.

 

13. Meios de Progressão na Competição

A deslocação a pé é o único meio de progressão permitido em todo o percurso, sendo proibido qualquer tipo de ajuda, que não sejam o seu físico e os bastões. A natureza de uma competição em esforço contínuo entre a partida e a chegada significa que os participantes deverão estar suficientemente treinados para executar atividade física contínua durante períodos longos, e recuperar sem problemas para continuar com a sua prova (embora evitando o aparecimento de bolhas, tendinite e outras lesões semelhantes).

 

14. Abastecimentos

Haverá abastecimentos intermédios de líquidos e sólidos nos postos de controlo assinalados, no entanto, os participantes devem equacionar suplementos alimentares e líquidos para complemento das suas necessidades.

Informa-se que os participantes deverão obrigatoriamente possuir copo para o abastecimento de líquidos.

 

15. Material obrigatório

TSMB 32 km

  • Mochila ou equipamento similar;
  • Casaco corta-vento ou impermeável;
  • Manta térmica; Dimensões Mínimas 140 cm / 200 cm
  • Frontal
  • Depósito de água ou equivalente com 1 litro de capacidade, no mínimo;
  • Copo com 15cl de capacidade, no mínimo;
  • Alimentação de reserva;
  • Telemóvel operacional (com bateria suficiente);
  • Apito;

TSR 19 km

  • Mochila ou equipamento similar;
  • Casaco corta-vento ou impermeável;
  • Manta térmica; Dimensões Mínimas 140 cm / 200 cm
  • Depósito de água ou equivalente com 1 litro de capacidade, no mínimo;
  • Copo com 15cl de capacidade, no mínimo;
  • Alimentação de reserva;
  • Telemóvel operacional (com bateria suficiente);
  • Apito;

MINI TRAIL 11 km

  • Mochila ou equipamento similar;
  • Casaco corta-vento ou impermeável;
  • Depósito de água ou equivalente com 1 litro de capacidade, no mínimo;
  • Copo com 15cl de capacidade, no mínimo;
  • Telemóvel operacional (com bateria suficiente)

Recomenda-se o uso de vestuário de cobertura dos membros inferiores.

A responsabilidade de garantir e fazer se acompanhar do material obrigatório durante a prova é dos participantes. A organização poderá verificar os equipamentos obrigatórios em qualquer momento da prova, e à chegada.

 

16. Classificações

As classificações individuais nos diferentes percursos e escalões são ordenadas pelo tempo à chegada.

As classificações coletivas masculinas e femininas são apuradas pelo somatório dos tempos dos três primeiros classificados de uma instituição, na prova principal (de maior distância – TSMB 32 Km).

 

17. Prémios

Troféus para os três primeiros classificados da geral absoluta masculina e feminina e medalhas para os três primeiros da classificação de cada escalão. Um troféu aos primeiros 3 clubes da classificação coletiva masculina e feminina.

Outros prémios a anunciar.

 

18. Desclassificações

Será motivo de desclassificação se o participante:

a) Não estiver presente na hora de partida

b) Chegar para além do tempo limite para a execução da prova ou ultrapassar a barreira horária nos pontos de passagem;

c) Não cumprir o percurso sinalizado ou falta de controlo em algum dos pontos de passagem (divulgados ou surpresa);

d) Provocar danos em áreas privadas ou ajardinadas;

e) Desrespeitar as normas gerais de proteção da natureza;

f) Atirar lixo para o chão;

g) Infringir outras regras estabelecidas pela organização;

h) Não responder às indicações dos controladores e outros agentes ligados à organização do evento;

i) Não ajudar um participante que esteja necessitando de ajuda;

j) Extravio do chip de controlo eletrónico.

 

19. Direitos de Imagem

A entidade organizadora reserva-se o direito exclusivo à imagem das provas do II Trail Santana Madeira Biosfera e à exploração de audiovisuais e fotografia  do evento. Qualquer projeto ou suportes publicitários devem ter prévio consentimento da organização.

 

20. Normas de Segurança

Os participantes ficam obrigados a auxiliar os acidentados e a respeitar as regras de utilização da via pública nos cruzamentos da estrada ou durante a progressão.

Em caso de acidente no decorrer da prova, e na situação de não poder prosseguir, o participante deve entrar em contacto imediato com a organização, ou pedir a alguém que informe. Caso contrário deverá tentar chegar ao final ou a local do seu conhecimento (mais próximo) onde tenha acesso aos meios de alerta e socorro.

 

 21. Seguro de Prova

Os participantes nesta prova estão cobertos por um seguro de acidentes pessoais com a seguinte cobertura:

– Morte ou Invalidez permanente: €25.350,00

– Despesas de tratamento: € 4.060,00

– Despesas com repatriamento, salvamento e busca: €1.000,00

Tudo o que exceda os montantes acima referidos é da responsabilidade do participante.

 

22. Apoio e Emergência

Haverá equipas de apoio, socorro e emergência para prestar os cuidados aos participantes que deles necessitem.

 

23. Regulamento e Casos omissos

O presente regulamento poderá ser atualizado até ao dia anterior ao limite das inscrições, de acordo com as necessidades da organização. Os casos omissos deste regulamento serão resolvidos pela organização, cujas decisões não haverá recurso. A direção da prova pode suspender, reduzir, neutralizar ou parar a prova por motivos de segurança ou de força maior para além do seu controlo (clima, mudanças no fluxo hidrográfico, outros).

As classificações para efeitos do Circuito de Trail Running Madeira 2013 são de acordo com o regulamento desta competição.