Percursos/Desnível

II Trail Santana Madeira Biosfera

Os percursos podem sofrer ajustamentos no sentido melhorar a sua qualidade ou por motivos alheios à organização.

TSMB – 32KM – Desnível +1550metros

TSMB32KM NET

Descarregue o percurso: kmlkmz | gpx

Partida no centro da Cidade de Santana, passagem pelo Parque Temático, seguindo em direção à Silveira, onde sobe por uma estrada de terra que cruza a Ribeira da Silveira, as origens da Ribeira do Lombo das Queimadas até chegar ao Parque Florestal das Queimadas. Neste local segue pela Levada do Caldeirão Verde (PR 9) até à subida para o Pico Ruivo (PR 1.1 Vereda da Ilha), seguindo por este percurso até ao acesso ao Pico Ruivo virando à esquerda para a Achada do Teixeira, e descida novamente até às Queimadas. Após a segunda passagem nas Queimadas, o percurso continua pela levada até à zona do Pico das Pedras, desce em caminho de terra para o sítio Venda Nova, onde segue para à direita, cruza a Ribeira da Abelheira, desce para o Lombo Galego, caminho antigo para Santana até Cova da Roda, Ribeira dos Pregos, onde percorre parcialmente a Levada da Silveira até às Feiteiras de Cima. Depois segue pelo passeio da estrada de asfalto até às Terras do Silva, onde desce para as Feiteiras de Baixo por caminho de terra e vereda até ao sítio do Atalho, Lamaceiros e caminho do Cortado, daqui segue para a escola de Santana em caminhos pedra e depois asfalto até à chegada junto à Câmara Municipal de Santana.

 

Trail Santana Rural – TSR 19KM -Desnível +850metros

Descarregue o percurso: kmlkmz | gpx

TSR 19KM NETPartida no centro da Cidade de Santana, passagem pelo Parque Temático, seguindo em direção à Silveira, onde sobe por uma estrada de terra que cruza a Ribeira da Silveira, as origens da Ribeira do Lombo das Queimadas até chegar ao Parque Florestal das Queimadas. O percurso continua pela levada até à zona do Pico das Pedras, desce em caminho de terra para o sítio Venda Nova, onde segue para à direita, cruza a Ribeira da Abelheira, desce para o Lombo Galego, caminho antigo para Santana até Cova da Roda, Ribeira dos Pregos, onde percorre parcialmente a Levada da Silveira até às Feiteiras de Cima. Depois segue pelo passeio da estrada de asfalto até às Terras do Silva, onde desce para as Feiteiras de Baixo por caminho de terra e vereda até ao sítio do Atalho, Lamaceiros e caminho do Cortado, daqui segue para a escola de Santana em caminhos pedra e depois asfalto até à chegada junto à Câmara Municipal de Santana.

Mini Trail/Passeio – 11KM – Desnível + 300 metros

Descarregue o percurso: kmlkmz | gpx

MINI TRAIL11KM NETPartida na Levada do Caldeirão Verde, zona do Pico das Pedras, desce em caminho de terra para o sítio Venda Nova, onde segue para à direita, cruza a Ribeira da Abelheira, desce para o Lombo Galego, caminho antigo para Santana até Cova da Roda, Ribeira dos Pregos, onde percorre parcialmente a Levada da Silveira até às Feiteiras de Cima. Depois segue pelo passeio da estrada de asfalto até às Terras do Silva, onde desce para as Feiteiras de Baixo por caminho de terra e vereda até ao sítio do Atalho, Lamaceiros e caminho do Cortado, daqui segue para a escola de Santana em caminhos pedra e depois asfalto até à chegada junto à Câmara Municipal de Santana.