Apresentação

Santana trail

O Clube Aventura da Madeira apresenta a 2.ª Edição do Trail Santana Madeira Biosfera, que uma vez mais pretende proporcionar uma atividade desportiva em contato com a Natureza, e neste particular, fazer uma ligação entre o ambiente urbano e rural da Cidade de Santana com o mais puro e preservado espaço natural deste concelho, que é a floresta Laurissilva e as suas zonas montanhosas, nas serras do Pico Ruivo.

O concelho de Santana é Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO pela riqueza da fauna e da flora, que incorpora um elevado grau endémico e uma representação integral das unidades ecológicas da ilha da Madeira. Apresenta importantes ecossistemas marinhos e a floresta Laurissilva, mantem atividade turística, mas a agricultura é dominante.

Numa perspetiva de promover o Desporto Para Todos, a organização disponibiliza três distâncias que irão decorrer em simultâneo, o  Trail Santana Madeira Biosfera (TSMB-32KM), o Trail Santana Rural (TSR – 19KM) e o Mini Trail TSMB/Passeio – 11km.

O Trail Running é uma modalidade recente, de corrida técnica, que tem terreno preferencial caminhos e trilhos de montanha, de piso variado, por vezes irregular e escorregadio. As provas têm diferentes distâncias, normalmente longas, que aliadas à orografia com elevados desníveis acumulados, condições meteorológicas difíceis, características técnicas de progressão, longa duração, tornam as competições exigentes e destinadas exclusivamente a participantes responsáveis, com capacidade física e psicológica adequadas e conscientes das suas capacidades.